CUIDE-SE
SAÚDE

08/02/2018 08h37

Cuide da saúde durante o carnaval!

Especialistas dão dicas de saúde para curtir a folia e chegar na quarta-feira de cinzas só com boas lembranças


O carnaval está chegando e com ele, cinco dias de festa, folia, danças, músicas e brincadeiras de rua que param o país em uma das maiores festas populares do mundo. E para poder desfrutar de toda essa festa e chegar na quarta-feira de cinzas é importante seguir uma série de dicas de saúde:

 

Beba muita água!

Beber água é fundamental para pular carnaval sem correr o risco de desidratação. Dra. Daniela Dal Prá Martins, endocrinologista do Centro Médico São José explica que nesta época, este cuidado precisa ser redobrado. “O carnaval reúne uma série de fatores que contribuem para a perda acentuada de líquidos, como: calor excessivo, exposição ao sol, esforço físico e, principalmente, o consumo de bebidas alcóolicas, que são diuréticos e aumentam a desidratação”, explica.

 

Mantenha alimentação saudável

Durante as festas e viagens do carnaval a alimentação também foge da rotina, mas, é importante tentar manter os hábitos saudáveis. “Evite alimentos que não estejam bem acondicionados e que sejam perecíveis, como: lanches com maionese, frituras, e derivados de leite, como os iogurtes, que precisam de refrigeração. Dê preferência para as frutas, pães e alimentos preparados em locais bem higienizados, evitando comer na rua, onde o risco de contaminação é maior”, alerta a nutricionista Daniele Denardi.

 

Use os calçados adequados

É comum vermos no carnaval quase que a unanimidade de sapatos de salto alto e chinelos, mas, você sabia que estes são, de longe a pior opção? Quem explica é o médico ortopedista Dr. Mauricio Mod. “Os calçados de salto alto aumentam o risco de uma torção ao caminhar ou sambar em um piso irregular, além disso, saltos com mais de 4cm de altura sobrecarregam regiões como as pontas dos pés, coluna e joelhos, aumentando o risco de dores e lesões. Já com os chinelos e qualquer outro calçado aberto, o risco está em escorregar em alguma superfície molhada e sem aderência, ou, ainda, sofrer ferimentos, por cacos de vidro, principalmente no carnaval em que garrafas de bebidas invadem as ruas e são descartadas sem o devido cuidado”, comenta.

 

Cheque as vacinas

Se for viajar, sobretudo para regiões com risco de doenças, como a febre amarela, verifique suas vacinas. “Algumas doenças ocorrem mais comumente em determinadas regiões, como a febre amarela, que antes era restrita a regiões de mata e que agora estão chegando nas cidades. Para viagens ao exterior, pode ser exigida a carteira internacional de vacinação, dependendo da região visitada. O documento é expedido pela Anvisa e leva alguns dias até ficar pronto, então, é bom se planejar com antecedência”, comenta Patrícia Ruiz, enfermeira da clínica Dr. Vacina.

 

Cuidado com as DST

Um assunto que merece reforço no carnaval é a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Dr. Fernando Russo, médico urologista, é categórico. “Utilize preservativos em todas as relações sexuais. Somente assim as relações serão seguras e o risco de contrair doenças é diminuído”, destaca. As relações sexuais desprotegidas também podem transmitir outras doenças como a hepatite.

 

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.

 

Fonte: Q Notícias

Foto: Divulgação