MOSAÍCO CULTURAL
AGENDA CULTURAL

03/03/2018 08h19

Santa Adélia Bar & Balada abre as portas em Tietê

Casa alia memória arquitetônica industrial a sofisticação em seu ambiente, cardápio e programação


O conceito de entretenimento em Tietê e região ganhará um novo significado com a inauguração do Santa Adélia Bar & Balada no próximo dia 7 de março.

Localizado num prédio datado da década  de 20, o Santa Adélia é resultado de uma reforma que preservou a identidade industrial da edificação. Dessa forma, aliou as memórias da antiga Usina Santa Adélia a um espaço aconchegante para saborear lanches e porções, tomar drinks ou se divertir na balada.

O show da dupla Kleber & Danilo abre os seis dias da programação de inauguração que vai até domingo, dia 11, quando uma roda de samba promete agitar a área externa do Santa Adélia. No cardápio musical ainda vai ter pop, axé, rock, música eletrônica e os hits do momento.

A Usina Santa Adélia foi instalada em Tietê na época em que o Estado de São Paulo era o maior produtor de algodão do País. Com a devassa dos cafezais paulistas durante a geada de 1918, a produção do algodão ganhou força e rendeu novas oportunidades para o Brasil investir na indústria têxtil. Foi nesse contexto que o senhor Gathas Courie Athiè  transformou a área que era a grande chácara dos senhores Antônio e Pedro Marcuz na Usina Santa Adélia. Logo, o grande pomar da propriedade foi substituído por um barracão de tijolos que passou a ser ocupado por máquinas e operários, sendo gerador de empregos e riqueza para a cidade.

Além da importância econômica, a Santa Adélia teve importante papel social na vida tieteense. Se transformava em área de lazer aos finais de tarde para os vizinhos da usina, especialmente para as crianças que aproveitavam a fábrica vazia para brincar e foi ainda o principal meio de comunicação da época, pois era um dos poucos lugares da cidade que tinha um aparelho de telefone – a manivela – e, portanto, tinha grande utilidade aos operários e vizinhos da fábrica que ali recebiam recados e podiam fazer ligações.

Na década de 70, a Santa Adélia paralisou suas atividades após um incêndio que consumiu toda a produção e quase todos os maquinários da usina, restando apenas uma máquina de algodão e a memória dos tieteenses que vivenciaram o triste acontecimento.

Hoje, a Usina Santa Adélia reabre suas portas como um novo reviver para a sociedade. Depois de passar por algumas reformas e ter se tornado uma belíssima edificação, tem o prazer de receber o povo tieteense  e também de outras cidades num sofisticado bar e balada.

Há muitos motivos para você conhecer o mais novo espaço social da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para comer e beber

 

Além da arquitetura, os diferenciais do Santa Adélia caminham pelo cardápio. Baseado na Comida de Boteco, traz opções exclusivas como a porção Pepa. O prato é feito com costelinha suína invertida – um corte especial da casa - marinada em cachaça e mel e servida com molho BBQ.

A porção Poli-Queijos é a pedida certa para os loucos por queijo. Ela traz pedaços de parmesão, meia cura, coalho, gorgonzola e provolone empanados e servidos com molho agridoce de pimenta. Outras sete opções de lanches feitos com ingredientes requintados também fazem sucesso no cardápio.

A Carta de Bebidas vai desde caipirinhas, saqueritas e caipiroskas até Drinks-Gin, Shots e Especiais da Casa como o “Aperol Spritz”. O drink leva Aperol, prosecco, água com gás, rodelas de laranja e gelo. Entre as Gins, destaque especial para a “Gingado”, bebida feita da deliciosa combinação de gim, gelo, canela em pau, pera, flor de manjericão e água tônica. Já para quem gosta de surpresas, a dica é pedir um “Confio” e deixar os bartenders da Santa Adélia criar um drink exclusivo para você.

 

 

SERVIÇO

Inauguração Santa Adélia Bar & Balada

Entrada dias 07, 08, 09 e 11/03: R$10,00

Entrada dia 10/03: R$ 30,00

Pré-cadastro: inbox no facebook.com/Stadelia150

Tel.: (15) 2108-0264

End.: Rua Francisco de Toledo, 150, Caixa D’Água – Tietê – SP

Estacionamento próprio

 

Programação:

QUA - 07/03 – 18h: Kleber & Danilo

QUI - 08/03 – 18h: Gambia

SEX - 09/03 – 18h: The Loopers

SÁB - 10/03 – 22h: Top DJ residente D-EDGE Adnan Sharif, DJ Dany Bany e apresentação dos DJ's residentes Marie, Moras e Toledo

DOM - 11/03 – 17h: Roda de samba com Grupo Zuaê