CUIDE-SE
SAÚDE

06/03/2018 13h40

Saúde da mulher

Conheça os principais exames que a mulher deve fazer


Dra. Daniele Peev, ginecologista e obstetra do Centro Médico São José de Cerquilho

Consultas periódicas ao ginecologista e realização de exames de rotina são fundamentais para diagnosticar precocemente possíveis problemas de saúde.

 

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as atenções se voltam ao público feminino, que correspondem por mais da metade da população de nosso país. As mudanças conquistadas durante as lutas por igualdade mudaram o perfil das mulheres. Atualmente muitas trabalham, se dedicam à família e aos estudos, tudo ao mesmo tempo.

 

Com uma agenda tão atribulada, muitas vezes questões importantes são adiadas ao priorizar compromissos pessoais e profissionais, como os cuidados com a saúde, como conta Dra. Daniele Peev, ginecologista do Centro Médico São José, de Cerquilho. “As mulheres sempre foram, culturalmente, muito mais atentas à saúde do que os homens. Mas, com a correria do dia a dia, com cada vez mais compromissos, algumas acabam adiando a ida ao médico para os acompanhamentos de rotina”, revela.

 

E para ajudar as mulheres a programar melhor as visitas ao médico, Dra. Daniele orienta: “O ideal é, após a primeira menstruação, consultar-se com o ginecologista uma vez ao ano para consultas de rotina. Caso sinta dores, ou observe alterações mamárias e também na região íntima, é interessante ir ao médico assim que o problema ocorrer, para que seja feito o diagnóstico precoce e tratamento de uma possível doença”.

 

A especialista também preparou uma lista com os principais exames e a periodicidade com que as mulheres devem fazê-los:

 

Papanicolau

O exame de Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres em idade fértil e vida sexual ativa. O procedimento ajuda a identificar a presenças de infecções vaginais e no útero, assim como diagnosticar possíveis alterações na forma original no ovários e trompas. A periodicidade ideal é uma vez ao ano, na ausência de fatores de risco. Caso necessário, o médico ginecologista irá solicitar o exame com mais frequência.

 

Mamografia

A mamografia é um tipo de radiografia dos seios. O exame serve para detectar alterações no tecido mamário, como nódulos pequenos, que ainda não são palpáveis. A primeira mamografia deve ser feita por volta dos quarenta anos de idade e repetida anualmente, caso não haja alterações nos exames. Em situações específicas, como casos de câncer de mama em membros de primeiro grau da família (mãe, irmã, tia ou avó maternas), esta regra não vale. Nestes casos é importante fazer a mamografia a partir dos trinta anos de idade, e repetir o exame a cada dois. A partir dos quarenta anos, passa a valer a orientação geral de procedimentos anuais.

 

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame de rotina, solicitado para buscar alterações em órgãos como o útero, bexiga, intestino e ovários, que podem sofrer com a endometriose, por exemplo. Também é muito utilizado para acompanhar o desenvolvimento do feto durante a gravidez. Deve ser feito de acordo com a orientação médica, não tendo uma periodicidade fixa recomendada.

 

Exames laboratoriais

Diversos exames laboratoriais devem ser feitos regularmente, seguindo a recomendação de seu ginecologista, como o hemograma que verifica os índices de glicemia, colesterol, triglicerídeos, dentre outros. Também é importante fazer exame de urina e sorologias para identificação de doenças sexualmente transmissíveis e também o beta HCG, para diagnóstico de gravidez sempre que for iniciar um tratamento médico para não colocar em risco a saúde da mulher e do bebê.

 

O Centro Médico São José fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro, em Cerquilho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3288-4848, pelo site: www.centromedicosaojose.com.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/centromedicosaojose.