Especialista dá dicas para alimentar os pequenos com segurança e fazer com que eles comam de tudo!
Dr. Luís Rubinato pediatra do Centro Médico São José de Cerquilho
O leite materno é um alimento completo. Até os seis meses de idade ele é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do bebê, não sendo necessário nenhum tipo de complemento.
Após esta idade, já é possível apresentar os primeiros alimentos, como conta Dr. Luís Rubinato, novo médico pediatra do Centro Médico São José, de Cerquilho (SP). “Depois dos seis meses, o bebê entra em uma nova fase de desenvolvimento, que exige mais nutrientes. Nesta etapa, o leite materno passa a não ser suficiente como única forma de alimentação. No entanto, é recomendado o aleitamento materno até os dois anos de idade, em paralelo aos alimentos, que devem ser inseridos gradualmente”, explica.
E para que você possa alimentar o seu bebê corretamente e de forma saudável, Dr. Luís preparou uma série de dicas:
A primeira alimentação após os seis meses de idade deve conter cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes. O ideal é oferecer estes alimentos três vezes ao dia, em poucas quantidades e em textura pastosa (papinha). Aos poucos, aumente a textura dos alimentos até que a criança esteja comendo o mesmo que os adultos.
Ofereça uma alimentação variada. Além de ser mais nutritivo, a criança desde cedo se familiariza com os sabores e texturas, diminuindo as chances de futuramente não gostar de algum alimento.
Se o bebê não gostar de um alimento, não desista! Se ele cuspir o que está comendo, ofereça novamente na próxima refeição com outra apresentação, por exemplo: uma cenoura que não agradou em uma papinha, pode vir ralada no arroz.
Nos primeiros anos de vida é importante evitar alimentos como: açúcar, balas, café, enlatados, frituras, mel, refrigerantes e salgadinhos.
Todas as crianças aprendem pelo exemplo, então, uma boa dica para ensinar os pequenos a comer é oferecer a ela os mesmos alimentos do restante da família, principalmente quando a criança já estiver maior e comendo alimentos inteiros.
Sal e alimentos industrializados devem ser evitados. As crianças devem ser estimuladas a consumir alimentos naturais e preparados em casa.
Se tiver alguma dúvida informe-se com um médico pediatra de confiança.